O acesso de 6 km a Bom Retiro do Sul possui bom asfalto, arborizado o que enriquece a via e prenuncia bons pensamentos do que nos aguarda em um dos principais atrativos da cidade, a Barragem Eclusa de Bom Retiro.
A Barragem permite a ligação hidroviária desde o porto rodo-hidro-ferroviário de Estrela até os portos de Porto Alegre e Rio Grande, entre outros.
Basta seguir a estrada principal até o final, passando pelo centro e depois vire direita que já começara a avista-la.
Trabalharam nesta obra cerca de 800 pessoas que iniciou em 1958 e foi até 1962, ficando paralisada durante oito anos, reiniciando em 1970 e teve sua conclusão somente em novembro de 1976.

A Câmara Eclusa possui 120 metros de comprimento por 17 metros de largura e profundidade de 16 metros, permitindo a passagem de embarcações com até 3 metros de calado. O sistema tem uma capacidade de carga de 6,6 milhões de toneladas por ano.


Na extremidade oposta à eclusa, há uma passagem destinada a preservar o ciclo biológico dos peixes durante a piracema. Peixes de couro usam uma rampa sinuosa, enquanto que os de escama saltam em uma escada.
Diariamente, diversas embarcações efetuam o processo de descida ou subida da eclusa transportando os mais variados tipos de produtos agrícolas ou industriais da região, além de areia e produtos que são trazidos para o vale.




A rede de transporte aquaviário do RGS tem 621km, sendo integrada pela hidrovia do Taquari, Jacuí e Lagoa dos Patos até Rio Grande.
Ao lado existe o Camping do Bruno ( 51-9-9561-1334) para os adeptos do campismo que proporciona uma vista e localização privilegiada da Eclusa.
Ótima pedida no Vale do Taquari.
Até o próximo destino.

 

Deixe uma resposta