Um atrativo próximo da capital Porto Alegre, apenas 180 km e faz parte da Rota da Erva-Mate do Vale do Taquari que aliás tem várias cidades interessantes que mostrarei para vocês é Relvado/RS.
Vales, cascatas, cachoeiras, matas nativas e grutas sendo que uma delas é a Cascata da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.
O acesso é atrás da Igreja Matriz e é asfaltado praticamente até a gruta onde você encontrará um ambiente natural com muito verde. Mágico.
Não existe problema de acesso(2 km), qualquer tipo de veículo vai.
Ao lado da Cascata você encontrara a imagem da Santa em uma pequena gruta.

No lado oposto da cidade encontramos o Poço do Perin que é na verdade uma cascata entre as rochas e possui um profundo poço no final da queda d’água.

Possui aguas límpidas, mas em épocas de cheias as corredeiras as tornam escuras. Local de banhos e pescarias e de fácil acesso.
Fica uns 300m após o Posto Ipiranga (já ouviram isso antes). Fica em um terreno particular na beira da estrada.
Relvado é uma pequena cidade interiorana localizada no Vale do Taquari com aproximadamente 2.200 habitantes com colonização de origem italiana e muito tranquila.
E neste belo cenário turístico na frente da Igreja encontramos a Praça Harmonia, nome que tem tudo a ver com a cidade. Esta qualidade de vida faz Relvado ocupar o terceiro lugar no Brasil em quantidade de idosos, proporcionalmente à sua população.
E no centro do pequeno município encontramos a Igreja Matriz Santo Antônio, majestosa e imponente na parte alta da cidade.

Seu primeiro pároco foi o Pe. João Marchesi tomou posse em fevereiro de 1934. Em 1936 foram inaugurados os sinos e a nova Igreja Matriz.

Em 1938 Relvado recebeu o nome atual e, em 10 de maio de 1950, colocou-se a pedra angular da atual Igreja Matriz.
Eu estava com uma motocicleta de estilo custom o que me permite pouca mobilidade em estrada de chão batido, mas se você está de carro ou moto mais alta, existem grutas e cascatas que poderás fazer visitações na região.
A estrada de acesso nos últimos 17 km até Relvado é um festival de curvas com vales e muito verde e como fica bem próximo, pode-se aproveitar para visitar a outra gruta com o mesmo nome, mas já no município de Doutor Ricardo/RS.
Percorrendo estradas sem pavimento são apenas 9 km entre Relvado e Doutor Ricardo já por asfalto são 27 km mas para um passeio, os km não fazem muita diferença pois a visita vale a pena.



Descoberta em 1957 e inaugurada em 1959, a Gruta passou a ser um marco referencial da fé Cristã e da devoção à Nossa Senhora de Lourdes, para a comunidade de Doutor Ricardo e região.

A mata nativa que circunda a Gruta, o canto dos pássaros, o riacho que cai como uma cortina em frente a gruta, fazem ecoar um canto angelical e natural, que refaz a alma e a mente dos visitantes, sendo forçados a parar por certo tempo para ouvir e contemplar tamanha beleza.

Com acesso asfaltado até a Gruta e claro, um belo visual na estrada com seus vales e queda d’água.
Até o próximo destino.

Deixe uma resposta