Algo para se pensar é quando “menos é mais”, uma equação um tanto fora dos padrões, mas não para nós.
Você ter a potência no punho direito, saber que está disponível para uma eventual necessidade e indo calmamente curtindo a estrada, o verde, olhando os outros motociclistas a sua frente ou pelo retrovisor contornando as curvas, dividindo ou somando esta sensação maravilhosa de ser livre.

Esta foi nossa sensação na trip realizada para a antiga Süd Adventure BMW em direção a Santo Antônio da Patrulha/RS, distante 80 km de Porto Alegre/RS. Utilizamos a RS 030 para nos deslocar até a cidade, que tem uma paisagem um tanto diferente da tradicional Freeway, com casas ganhando espaço entre uma e outra, campos, o que faz qualquer um relaxar um pouco mais na pilotagem.


A temperatura no painel marcava 30,5º graus no momento de nossa saída da Süd Motors BMW, isso às 15 h, um tanto alta, mas que a brisa da estrada amenizava.
A Casa do Sonho, tradicional na cidade de Santo Antônio da Patrulha/RS, foi a nossa primeira parada para saborear o tradicional sonho. E o ar geladinho lá dentro, excelente, o pecado da gula foi colocado em prática.
Mais 25 km e estávamos em Osório/RS, passando por locais como a Agasa, sede da Antiga e extinta Associação Gaúcha de Açucareiros SA, hoje somente nome do povoado que ali ficou, observando a combinação de montanhas, Mata Atlântica e lagoas, tudo em um mesmo lugar.
Mas que tal uma parada rápida nos Cata-ventos do Parque Eólico? Aprovado por todos e um pequeno desvio nos deixou na base das torres, mas o sol castigava.

Rumamos ao acesso asfaltado até o Morro da Borússia, uma visão panorâmica da cidade e suas lagoas. Com uma altitude de aproximadamente 400 metros, atualmente é muitíssima visitada, nós curtimos o final de tarde lá de cima.

São dois os pontos de observação, o mais alto, de onde o pessoal que curte voo livre salta e o outro, junto ao Restaurante Panorâmico “A Lenha Trattoria”.
Neste ponto esperamos a noite cair, as luzes da cidade e do litoral norte serem acesas e o espetáculo noturno do nosso Tour começar.
Um belíssimo jantar no “A Lenha” e retorno a Porto Alegre/RS com a brisa da noite. Temperatura 21º graus e 100 quilômetros até a capital.

Por Jerre Rocha

Deixe uma resposta